quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Oração pela Escola

Senhor
humilde mas confiantemente, Te entrego aqui, minha oração. Oração pela minha escola , CEJA GUILHERME GOUVEIA. Sei que esta escola, que aprendi amar, tem dificuldades, problemas, afinal, é composta de seres humanos, e nós somos falíveis.
Peço, então, Senhor, por esses problemas, que eles possam ser resolvidos. Sei que quando alguns forem solucionados, surgirão outros;  que a cada novo dia surgirá uma nova preocupação, pois a vida é assim.
Senhor, neste sagrado espaço onde tenho a oportunidade de trabalhar e partilhar, convivem muitas pessoas: alunos, professores, funcionários, gestores, amigos, pais e responsáveis; e todas com suas  diferenças. Então peço que abençoe a cada uma
Os estudantes vêm de famílias diversas e carregam com eles seus sonhos e frustrações. Alguns são mais fechados, outros mais extrovertidos, mas todos carentes de atenção, de cuidado, de ternura.
Os professores são também diferentes. Há alguns bem jovens, outros mais velhos. Alguns  mais experientes e dinâmicos. Outros também experientes, mas com seu jeito mais sereno de agir. Outros nem tão experientes, mas cheios de boa vontade e muito empenho. Enfim, Senhor, cada um à sua maneira, fala a mesma coisa, de formas  diferentes. Todos sabem o poder que têm na formação dos alunos, são referenciais e  se propõem a estar aqui contribuindo com o seu melhor.
Todos são importantes, Senhor, sabemos disso. Precisamos de todos. Quanta falta fazem quando precisam se ausentar! Peço por  eles, Senhor.
Peço também pelos funcionários. Pessoas tão queridas, nos ajudam no dia a dia, do portão à cozinha, recepcionando, atendendo os alunos, limpando, organizando o espaço onde convivemos grande parte, preparando a alimentação escolar, enfim zelando para que tudo aconteça da melhor forma possível na escola.
Pedimos pelo núcleo gestor, diretora, coordenadora, assessora financeira, pela secretária. São eles que organizam toda vida funcional.
Peço por todos nós, Senhor. Nós que estamos juntos todos os dias. Nos dias tranquilos e nos mais tumultuados. Dias fáceis, dias difíceis, dias muito difíceis. Mas estamos juntos. Todos no mesmo barco, na mesma escola. Precisamos de paz e sabedoria.
Peço que esta escola saiba ser sempre acolhedora, alegre e solidária. Que nós saibamos querê-la como se fosse uma grande  família, que nos abraça e nos orienta.
Que esta escola possa ensinar a seus alunos muitas coisas boas; ensinar  não apenas as disciplinas do currículo, português, a matemática, história, geografia, idiomas, arte, ciências mas também os valores e a dimensão humana da vocação.
Que os alunos encontrem  no CEJA a oportunidade de desenvolvimento pleno, reconheçam seu potencial,  multipliquem seus talentos e construam um mundo melhor.
Que tenhamos consciência de que não precisamos de uma escola que apenas nos traga todas as informações. A internet já cumpre esse papel. Não precisamos de uma escola que nos transforme em máquinas, todas iguais, mas de seres humanos sensíveis e comprometidos com a realidade em que vivemos.
Senhor, que na minha escola as sementes se transformem em árvores, em flores, em frutos. Que todos nós possamos reconhecer a oportunidade da alegria de servir. Concede-nos esta graça, Senhor.
Abençoa cada canto do CEJA, Senhor. Abençoa as  paredes, os quadros, o jardim, a sala da direção,  a secretaria, a sala dos professores, o Lei, a biblioteca, a cozinha, cada sala de aula, cada corredor, os portões e portas e todos os que por eles entrarem e saírem. Que cada pessoa  seja importante para todas e que todas sejam importantes para cada uma.
E, nessa oração, eu Vos peço Senhor, por todos nós que aqui convivemos. Por esse espaço sagrado em que vamos nascendo e deixando um pouquinho de nós a cada dia.
Obrigado, Senhor, pela minha Escola! Por tudo o que de nós nasceu e nasce nesse espaço. Aqui, posso Te dizer que somos felizes. E isso é o mais importante. Amém!

Por: Maria Hercília Chaves Frota

0 comentários:

Postar um comentário