quarta-feira, 26 de novembro de 2014

CARTA AOS ALUNOS



4ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação
4ª CREDE – Camocim – CE

Centro de Educação de Jovens e Adultos 
CEJA GUILHERME GOUVEIA

Granja – CE

INEP 23245247

   Granja, 26 de novembro de 2014.


Prezado aluno(a)

Como tem passado? Temos sentido a sua falta aqui no CEJA GUILHERME GOUVEIA e por isso resolvemos escrever-lhe esta carta. Você não tem ideia do que está perdendo, pois toda semana estudamos assuntos importantes para o nosso crescimento e tenho certeza de que justamente você não vai querer ficar de fora.
Já faz um tempinho que não nos vemos, então resolvemos te convidar para retornar a esta escola que está uma beleza! Boa demais!
E aí? Vai continuar de fora? Vai perder a oportunidade de tirar suas dúvidas?
Meu querido (a), você é importante para nós e queremos te ver “crescendo no conhecimento”. Você pode ter seus atendimentos nas salas, que estão muito animadas ou se preferir no salão que também é muito animado. Estamos esperando por você o dia todo, das 7:00 h da manhã, as 21:45h.
Sem mais, despeço-me de você! Procure aperfeiçoar-se, volte e tenha um só pensamento, viva em paz! “E o Deus de amor e paz estará com você”. (II Co 13:11)
Um forte abraço de quem não esquece de você.

Atenciosamente,
 
NÚCLEO GESTOR

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Consciência Negra - CULMINÂNCIA DO PROJETO AFRO













 Vídeo dos professores em encenação da lavagem do Bonfim.


No CEJA, alunos, professores e funcionários participaram com grande alegria da CULMINÂNCIA DO PROJETO AFRO nesta quinta-feira, 20/11/2014. Com a seguinte programação:
  • Jantar com sugestivo cardápio "Vaca atolada"; 
Os presentes tiveram o maravilhoso jantar.
  • Teatro sobre o Negro; 
Apresentado por alunos que onde simularam uma aula sobre o  Dia da Consciência Negra.
  • Quiz: A cultura negra faz parte de suas raízes?;
Apresentado pelos professores Rita Freitas e Marcos Aurélio, com a interação do público respondendo o quiz online no site: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/testes/a-cultura-negra-faz-parte-de-suas-raizes.shtml  
  • Canto para Oxum (5 min) (oro mi maió = Deus é o maior); 
Apresentação de um vídeo. 
  • Personalidades Negras;
Apresentado pelas professoras de Ciências Humanas Ana Carla e Laura Saldanha, que comentaram sobre a vida e feitos de personagens como Nelson Mandela, Martin Luther King e outros.
  • Apresentação de um texto e vídeo sobre a lavagem da escadaria do Sr. do Bonfim representando a Paz; 
Apresentado pelas professoras de Linguagens e alunos, onde a professora Eliane Freitas e o professor do LEI Marcos Aurélio idealizaram um vídeo relatando tradicional lavagem da escadaria do Sr. do Bonfim na Bahia. Finalizam com uma encenação da "lavagem" vestidas de baiana aspergindo água de cheiro e distribuindo fitinhas branca entre os presentes.  
  • Tivemos o texto do professor Armando "Diário de um escravo.
"Vivíamos felizes e libertos, apesar de nossas limitações em nosso continente chamado África. Veio o homem branco com seu instinto cruel se achando o máximo tirou de nós a liberdade. Desfez nossas famílias que era o bem mais precioso que tínhamos e nos levaram para vários países entre eles o Brasil." Para ler o texto completo clique aqui
  •  A aluna Francisca Daiane - Médio A.
Apresentou um cordel sobre o Dia da Consciência Negra.
  •  Entrega da faixa das belezas negras de nossa escola.
Finalmente aconteceu a tradicional entrega de faixas aos alunos de cada turma escolhidos como a beleza negra na escola.


































quinta-feira, 20 de novembro de 2014

DIÁRIO DE UM ESCRAVO

Vivíamos felizes e libertos, apesar de nossas limitações em nosso continente chamado África. Veio o homem branco com seu instinto cruel se achando o máximo tirou de nós a liberdade. Desfez nossas famílias que era o bem mais precioso que tínhamos e nos levaram para vários países entre eles o Brasil.
Fomos escravizados, nos mantiveram presos em prisões chamadas senzalas e o pior é que éramos acorrentados. Durante muitos anos fomos tratados como animais cargueiros e instrumentos de trabalho, sempre submetido a todo tipo de humilhações.  
Éramos açoitados e obrigados a trabalhar somente por uma péssima comida, caso contrário éramos massacrados por castigos cruéis, que muitas das vezes nos levavam à morte.
Durante muitos anos fomos obrigados a deixar de lado nossos sentimentos e nossas culturas para enriquecer os nossos senhores.
Fomos obrigados a adorar suas imagens e a aprender suas doutrinas, mas ao mesmo tempo sabíamos que era preciso lutar ou mesmo morrer para não deixar se acabar nossas crenças, nossos conhecimentos. E para fazer isso, foi preciso reinventar outra forma de praticar nossa cultura sem que o povo branco desconfiasse.
Os tempos passaram, em 1850 veio a Lei Eusébio de Queiroz que proibia o tráfico de negros para outros países. Essa lei foi o marco inicial para nossa liberdade.
Depois de muitos anos de sofrimento e angustia foi assinada a Lei do Ventre Livre, que libertavam nossos filhos que ainda estavam nos ventres de suas mães. Essa lei foi assinada no dia 28/09/1871.
Nossa saga continuava até que em 28/09/1885 foi assinada a Lei Sexagenária, talvez tenha sido a pior das vergonhas assinada até hoje, pois muitos de nossos velhos morreram de doenças e de fome, pois não aguentavam mais trabalhar já que estavam enfraquecidos com os trabalhos forçados ao longo da vida. Muitos preferiam ficar trabalhando para não morrer de fome.
Até que em 13/05/1888, foi assinada a Lei Áurea que libertou nosso povo dessa maldita escravidão.
Até hoje nossos descendentes sofrem com as consequências causadas por esse crime hediondo que o homem cometeu.

Por:
Armando Ferreira da Ponte

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Parabéns pra você - CEJA

O CEJA Guilherme Gouveia completou neste dia 18/11/2014, 13 anos de existência em nossa cidade, fazendo a diferença na educação de Jovens e Adultos da região. As comemorações aconteceram no dia 05/11/2014.




































Durante todo o dia, aconteceu conforme a programação: 
  • O Hasteamento da Bandeira;
  • Jogos;
  • Lanche da tarde;
  • Bênção pelo Pe. José Erlando, pároco de Granja;
  • Apresentações culturais;
  • Vídeos sobre o dia a dia do CEJA - professor Marcos Aurélio;
  • Slides em homenagem ao seu aniversário;
  • Teatro de bonecos - professoras Eliane Ribeiro e Bebete;
  • Finalmente, o bolo de comemoração que foi compartilhado com todos os presentes.









Caravana do ENEM 2014

O CEJA Guilherme Gouveia recebeu nesta terça-feira 04/11, a Caravana do ENEM, profissionais da 4ª CREDE de Camocim visitaram nossa escola trazendo muitas informações acerca dos dias da provas (8 e 9) que se realizarão em nossa cidade. A Superintendente da 4ª CREDE, professora Elvira, parabenizou o compromisso do CEJA em fazer 100% das inscrições dos alunos aptos a realizarem as provas do ENEM, com isso, nossa escola recebeu uma placa de reconhecimento pelo serviço prestado. Na oportunidade, aconteceu também uma apresentação teatral, onde um grupo de alunos da Escola Profissional de Camocim tendo à frente o professor Cláudio, simularam com muito humor e alegria algumas situações adversas que podem ocorrer nos dias das provas com os alunos.