Nos dias 13, 14 e 15 de maio, o Centro de Multimeios do Ceja
Guilherme Gouveia de Granja esteve realizando o Café Literário uma ação do
projeto Proleitor.
Café é bebida escura de especial sabor, cujo cultivo e
comercialização têm importante papel na história brasileira. Tomar um café é,
muitas vezes, mais que um momento de degustar a bebida, mas de encontro, de
diálogo. E se pensarmos de forma mais local, vemos que é um momento de prazer
quando ficamos próximos de pessoas que gostamos. A partir destas considerações,
estruturamos um momento do projeto Proleitor onde buscamos refletir a respeito
do trabalho com a leitura literária e suas relações com a comunidade que
trabalhamos. Os livros de nossa sala de
leitura tem sido o suporte material do projeto. Procuramos proporcionar
momentos de leitura de forma descontraída e lúdica para que ela seja mais
desejada. O principal problema da escola analisada é a dificuldade que os
alunos têm ao ler e escrever; isto é apontado no Projeto Político Pedagógico
como o principal déficit da escola, o que levou ao planejamento e à discussões
em torno de ações propostas no Plano de Desenvolvimento da Educação relativo à
escola. É em função deste déficit dos problemas apresentamos nossa contribuição
para a resolução. “A leitura prazerosa Café com Leitura” é mais uma ação de
incentivo à Leitura e consiste em aproximar os professores dos livros, num
processo que contribui para a vivência da cultura em nossa escola. Esta ação de
leitura dos professores repercute de modos distintos, na comunidade escolar,
causando diferentes impressões em quem os vivencia. “O café com leitura
representa a afirmação que a literatura e os fatos históricos, os fatos do dia
a dia, os fatos humorísticos são um grande elo, visto que os escritores e
artistas veem estes acontecimentos de forma peculiar e os retratam em suas
obras dando-nos uma visão poética e metafórica dos fatos reais. Afinal, o que é
literatura, senão uma leitura romanceada da realidade crua e estática?” “Nossa
intenção foi proporcionar um momento agradável e prazeroso de leitura e
degustação de café, enriquecendo o conteúdo interdisciplinar, visando o
aprendizado global dos professores e dos nossos alunos”.
Profª Eliane Freitas e Profª Maria do Livramento Fontenele.
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