terça-feira, 22 de novembro de 2011

Dia Nacional da Consciência Negra

História do Dia Nacional da Consciência Negra
Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Importância da DataA criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_consciencia_negra.htm

O CEJA Guilherme Gouveia realizou a culminância alusiva a esta data tão importante nesta segunda-feira (21/09/2011), para mostrar a comunidade local os trabalhos realizados por Professores e Alunos. Tivemos apresentações de vídeos, slides, músicas afro-brasileira, teatro; tivemos ainda um grupo de capoeira profissional de nossa cidade e uma turma de alunos da Escola Senador Esmerino Arruda que apresentaram a paródia "Zumbi dos Palmares". Na oportunidade foi apresentada os vencedores do concurso A BELEZA NEGRA MASCULINA E FEMININA DA ESCOLA - tivemos com vencedores, ROSIDÉLIA E PEDRO CARDOSO.

A palavra do Diretor.





















Apresentação dos trabalhos pela Coordenadora Maria Hercilia.





















Grupo de Capoeira de nossa cidade.





















Alunos da EEF Senador Esmerino Arruda - paródia -
"Zumbi dos Palmares".


A professora Laura Saldanha mostrando trabalhos de professores e alunos.





















O Teatro apresentado pelos alunos.









































Aluno do PAPI apresentando Cordel da professora Francisca Maria Barros.























A BELEZA NEGRA MASCULINA E FEMININA DA ESCOLA.



























Homenagem surpresa ao aluno Antônio Afonso de Sousa, pela sua grande participação na sala de leitura como leitor assíduo (34 livros em 2011). "Não tenho dúvida de que sou negro", frase proferida pelo mesmo quando perguntado sobre a cor da sua pele.





















.

0 comentários:

Postar um comentário