Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
Importância da DataA criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_consciencia_negra.htm
O CEJA Guilherme Gouveia realizou a culminância alusiva a esta data tão importante nesta segunda-feira (21/09/2011), para mostrar a comunidade local os trabalhos realizados por Professores e Alunos. Tivemos apresentações de vídeos, slides, músicas afro-brasileira, teatro; tivemos ainda um grupo de capoeira profissional de nossa cidade e uma turma de alunos da Escola Senador Esmerino Arruda que apresentaram a paródia "Zumbi dos Palmares". Na oportunidade foi apresentada os vencedores do concurso A BELEZA NEGRA MASCULINA E FEMININA DA ESCOLA - tivemos com vencedores, ROSIDÉLIA E PEDRO CARDOSO.
A palavra do Diretor.
Apresentação dos trabalhos pela Coordenadora Maria Hercilia.
Grupo de Capoeira de nossa cidade.
Alunos da EEF Senador Esmerino Arruda - paródia -
"Zumbi dos Palmares".
A professora Laura Saldanha mostrando trabalhos de professores e alunos.
O Teatro apresentado pelos alunos.
Aluno do PAPI apresentando Cordel da professora Francisca Maria Barros.
A BELEZA NEGRA MASCULINA E FEMININA DA ESCOLA.
0 comentários:
Postar um comentário