quinta-feira, 27 de agosto de 2009

JORNAL DO CEJA







Editorial


Uma das causas do fracasso de um ser humano diante de uma determinada tarefa é a falta de motivação. Sem esse precioso ingrediente tudo na vida torna-se insípido. Fazer algo somente por obrigação é uma verdadeira tortura. E na Educação não é diferente. Alunos motivados são alunos guerreiros, capazes de fazer de sua rotina de estudante um grande prazer, obtendo assim a compensação de seus esforços. E todos numa escola podem fazer sua parte nessa empreitada.
Acreditando nisto, o Centro de Multimeios do CEJA está contribuindo com sua cota de estímulo, oferecendo à Comunidade Escolar esse espaço, onde os alunos possam se ver refletidos, não apenas como meros espectadores, mas também como seres que atuam, opinam, participam e constroem...

Despertando para um Novo Amanhecer pretende ser tudo isso: um jornal construído por todos e para todos que fazem o CEJA Guilherme Gouveia, para que se encontre nele a motivação que faz de uma Escola um poderoso instrumento de transformação da sociedade.
______________________________________________________________________

Você sabia...

que dos prédios públicos de Granja, invadidos pelas cheias do Rio Coreaú, o único que está sendo utilizado é o nosso CEJA???
______________________________________________________________________

CEJA SOBREVIVE AOS IMPACTOS AMBIENTAIS













Na madrugada do dia 02 de maio do corrente ano, nossa Escola lamentavelmente foi inundada pelas cheias do Rio Coreaú, destruindo, em parte, muito do que havíamos conseguido construir ao longo desses oito anos. Mesmo diante do esforço do Núcleo Gestor e de alguns professores, quando tomaram medidas de prevenção, os prejuízos foram incalculáveis, pois a inundação da Escola aconteceu de forma repentina. Com a ajuda dos professores, alunos, funcionários e pessoas da comunidade local, conseguimos retirar e salvar o que hoje nos resta.

Após uma semana, quando as águas baixaram, contamos novamente com o apoio da comunidade escolar para a realização do mutirão de limpeza geral do prédio.

Foram vários dias de trabalho árduo para retirarmos o que se transformou em lixo e a camada grossa de lama que ficou impregnada no chão, paredes, móveis, enfim, tudo era lama.

Mesmo diante das perdas, jamais desanimamos, cada dia estávamos mais fortalecidos para continuarmos trabalhando na reconstrução da nossa Escola.

E graças ao trabalho de todos que fazem parte dessa família, um mês depois, o CEJA já estava limpo, pintado, com rede elétrica recuperada, enfim, pronto para recomeçarmos as aulas. O CEJA ganhou máquina de xerox nova, carteiras, mas ainda nos falta muito. A Escola precisa com urgência de birôs, armários, estantes, mesas para atendimento Semipresencial e portas para as salas e dependências administrativas, pois todas ficaram comprometidas. Gostaríamos de pedir à CREDE/SEDUC que lance “outro olhar” sobre o CEJA, pois até mesmo nosso jardim que tinha sido destruído, já floresceu, nossas flores voltaram a enfeitar nossa praça. Assim como elas, nós também sobrevivemos e precisamos desse olhar, desse apoio, para continuarmos trabalhando em prol da nossa Comunidade.

______________________________________________________________________

CENTRO DE MULTIMEIOS
















Objetivo: Apoiar as ações curriculares através do uso adequado de materiais de ensino e aprendizagem, detendo responsabilidade pelos diversos programas: Sala de Leitura, Biblioteca Escolar, Banco do Livro, TV Escola, Jornal da Escola (Primeiras Letras) e Laboratório de Informática, que fortalecem a aprendizagem dos alunos e a prática docente, constituindo-se assim como extensão da Sala de Aula.

Professora Regente: Maria Edite Muniz Saldanha
Professora Apoio: Maria do Livramento Moraes Fontenele
Professor Coordenador do Laboratório de Informática: Marcos Aurélio Veras da Fonseca

PROJETOS DESENVOLVIDOS PELO CENTRO DE MULTIMEIOS

Noções Básicas Linux Educacional 3.0 – realizado no contra-turno, com os alunos do turno da noite.

Aprendendo com as TICs – Projeto de Leitura e Escrita - semanalmente. As aulas de Língua Portuguesa de cada turma do turno da noite (presencial e semipresencial) são ministradas no LEI, sob a coordenação do professor Marcos e com apoio das professoras regentes, onde os alunos adquirem noções básicas de informática, digitam textos previamente selecionados e acessam à Internet para pesquisas.

Buscando a Aprendizagem: Projeto de Reforço – ofertado no contra-turno para os alunos da EJA III e EJA IV que apresentam deficiência em leitura e escrita.
______________________________________________________________________

Enchentes em Granja

Há muito tempo pessoas não se deparavam com cenas tão trágicas. Não só por ver tantas águas, mas por ver tantas famílias desabrigadas ao mesmo tempo: crianças, jovens, adultos, idosos...todos sem casa, sem teto, sem comida, e por incrível que pareça, sem água, tendo que usar água contaminada do meio da rua para tomar banho, lavar roupas e até mesmo para a limpeza de utensílios de uso doméstico.

É muito sofrimento, mas sofrimento maior veio depois, quando as águas baixaram. Essas pessoas olhavam ao seu redor e não tinham para onde ir, pois o trabalho de uma vida foi destruído em apenas nove horas de muita, muita chuva.

O desespero era geral. Crianças dormindo no chão, pessoas tentando salvar alguma coisa no meio da água. Nos distritos, pessoas isoladas completamente do mundo e rodeadas somente de água. Sem dúvida, o sofrimento era grande, mas maior ainda era a dor de saber que depois de tantas águas só viriam muitas perdas, perdas de muito suor e de um trabalho de toda uma vida. Juntos com essas perdas foram os sonhos de muitas pessoas, porque para muitas delas não será mais possível refazer o que perderam, até por falta de perspectiva de uma vida melhor.

(Rosinete Neres – Médio A)
______________________________________________________________________

A ENCHENTE NO CEJA

Era mais uma manhã cinzenta dentre tantas outras daquele mês de maio da grande enchente, quando, ao entrar no CEJA Guilherme Gouveia, depois da terrível inundação, deparei-me com tão profunda e avassaladora destruição. Havia sujeira por todos os lados, móveis destruídos, livros estraçalhados que pareciam mais múmias de papéis molhados. Essa era a mais pavorosa imagem da destruição. Quase tudo estava destruído, senão mutilado pelo excesso de água e lama.
A Escola estava naufragada, submersa na lama e na podridão. Já não era aquela Escola alegre e aconchegante de outrora, pródiga e gentil; naquele momento parecia-me mais um pântano coberto de lama e poluição.
Aquele belo jardim que alegrava nossos dias e nos fazia sentir no meio de verdes campinas, rodeados de matas viçosas e pássaros a entoar canções melodiosas, já não existia mais. Apenas o baço cor de lama e a sujeira deixados pela enchente.
Depois do grande excesso de água que fez nossa Escola ficar submersa na lama e na sujeira, percebi que aquela mesma água, do mesmo rio e que tantos estragos causou, servia também para limpar toda a sujeira e a lama que assolavam nosso CEJA.
Aquela mesma água da enchente, que deixou o CEJA submerso por alguns dias, serviu também para que nossa Escola emergisse da lama e despertasse para um novo amanhã, cheio de glórias e conquistas.

Aluno: Evilázio
Médio Integrado – Turma A

______________________________________________________________________

ACONTECENDO NO CEJA:

-Projeto Rio Coreaú: Sobrevivendo aos Impactos Ambientais
-Curso para Professores: Tecnologias na Educação: -Ensinando e Aprendendo com as TIC.
-Inscrições Exames Supletivos – até 28/08/09

DATAS COMEMORATIVAS DO MÊS DE AGOSTO:

2º Domingo – Dia dos Pais
Dia 11 – Dia do Estudante
Dia 22 – Dia do Folclore
Dia 25 – Dia do Soldado

MENSAGEM AOS NOSSOS ALUNOS PAIS

Pai,
A você que ensina o amor, que orienta com carinho e está sempre a mostrar os caminhos certos a seguir.
A você que dá sempre o melhor de si, que trabalha para sustentar a família, que é amigo e companheiro em qualquer hora ou lugar.
A você que é nosso aluno e que é Pai, parabéns, você é um exemplo, uma lição de vida.
Feliz dia dos Pais!!!
______________________________________________________________________

AGRADECIMENTOS

À nossa Comunidade Escolar e local, em especial ao Sr. Sialdi Fontenele, do Depósito Santa Luzia, nossos agradecimentos pelo apoio dado à Escola, por ocasião da inundação.
______________________________________________________________________

EXPEDIENTE DO JORNAL

Coordenadora: Maria Edite Muniz Saldanha (Regente do Centro de Multimeios)
Colaboração: Professores
Diagramação: Pedro Magalhães e Wallacy Luiz

0 comentários:

Postar um comentário