quarta-feira, 30 de março de 2011

A LUA FICOU MAIOR!

Neste sábado, 19 de março, aconteceu um impressionante espetáculo pouco observado pelas pessoas: pode-se visualizar a lua maior e mais brilhante do que o normal, por se encontrar em sua posição mais próxima em 18 anos. O fenômeno é conhecido como "super Lua" e ocorre quando essa aproximação coincide com a fase cheia de nosso satélite natural. A Lua atingiu seu perigeu - o ponto de sua órbita em que esta mais próxima da Terra. Pela primeira vez desde 1993, os dois fatores acontecem no mesmo momento, algo que entusiasmou astrônomos e curiosos que preparam seus telescópios para desfrutar o espetáculo. Era dia de São José, nosso padroeiro. Caiu uma chuva um pouco antes das 5 horas da tarde até mais ou menos 18:30hs, quando a procissão chegava à Igreja e o povo preparava-se para uma linda celebração da palavra de Deus. Podemos então visualiza-la e tirar esta foto. Parte do fenômeno surge de um efeito óptico, já que na realidade o astro "só" se aproxima da Terra, segundo a Nasa, agência espacial americana, 26.323 km, mas, graças a isso, a Lua pode ser vista como se estivesse em uma grande lupa. A Terra e seu satélite estarão exatamente a 356.575 km de distância. Só 50 minutos mais tarde a Lua entra em fase de cheia, amplificando o efeito de aproximação. Enquanto neste sábado (19/03) foi possível enxergar a "maior Lua" maior em quase duas décadas, no dia 11 de outubro deste ano poderá ser visto o efeito contrário. O satélite estará em seu apogeu, seu ponto mais distante, e aparecerá 12,3% menor. Esta fotografia Esta fotografia foi registrada às 21: 00 do dia 19/03, na altura do restaurante O SORÓ, às margens da CE 071 em Granja por Íris Victória. Rita de Cássia Ribeiro Freitas do Nascimento Professora de Ciências Humanas - Semipresencial CEJA Guilherme Gouveia.

segunda-feira, 21 de março de 2011

AULA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

A Professora MARLENE MONTEIRO com seus alunos de EJA III dando prosseguimento a trabalhos iniciados em sala de aula, através de pesquisas na internet.
















































































AULA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

O Professor ARMANDO FERREIRA DA PONTE em aula no Laboratório de Informática com sua turma de EJA II. São alunos que nunca tiveram a oportunidade de utilizar essas novas mídias para seu aprendizado e que hoje fazem isso com grande naturalidade mediante o manuseio deste recurso tão importante que auxilia e nos torna mais conhecedor desse mundo globalizado.












































































































PROFESSORES EM FORMAÇÃO

Estamos vivendo em um mundo de constantes mudanças. Essas mudanças foram aceleradas nos últimos dez anos, principalmente pelos avanços científicos e tecnológicos que, juntamente com as transformações sociais e econômicas, revolucionaram as formas como nos comunicamos, nos relacionamos com as pessoas, com os objetos e com o mundo. Encurtaram-se as distâncias, expandiram-se as fronteiras, o mundo ficou globalizado. As novas tecnologias e as mídias estão relacionadas com todas essas transformações. Considerando-se que o indivíduo se desenvolve e interage com o mundo utilizando suas múltiplas capacidades de expressão por meio de variadas linguagens constituídas de signos orais, textuais, gráficos, sonoros, entre outros, as mídias passam a configurar novas maneiras para os indivíduos utilizarem e ampliarem suas possibilidades de aprendizado, constituindo novas interfaces para captarem e interagirem com o mundo. O aumento de interesses pelas novas tecnologias fará com que o professor não se sinta um profissional a margem das demandas renovadoras, sendo motivado a buscar essa parceria na construção do conhecimento onde o aluno é o sujeito da sua própria educação, sendo ele estimulado a observar, questionar, refletir e aprimorando sua imaginação e criatividade. Nossos professores na busca de mais conhecimento estão em constante formação.







































































































































SÃO JOSÉ - NOSSO PADROEIRO






































O que se sabe de São José:

Esposo da Virgem Maria e padrasto de Jesus. Ele figura na infância de Jesus conforme a narrativa de Mateus (1-2) e Lucas (1-2) e é descrito com um homem justo. Mateus descreve os pontos de vista de José e Lucas descreve a infância de Jesus com José. Ele é descendente da casa real de David. Noivo de Maria ele foi visitado por um anjo que informou a ele que ela estava com um filho e que o filho era do "Sagrado Espírito". Ele tomou Maria e a levou para Belém e estava presente no nascimento de Jesus. Avisado de novo, por um anjo das intenções do Rei Herodes José levou Maria e Jesus para o Egito. Eles só voltaram a Nazaré quando outro anjo apareceu de novo a José, avisando da morte de Herodes. José devotou sua vida a criar Jesus e estava cuidando das ovelhas e de Maria quando os reis magos chegaram. Defendeu o bom nome de Maria e Jesus Deus o chamava de pai e queria ser conhecido como filho de José. Ele levou Maria e Jesus para visitar o templo e apresentar Jesus a Deus no templo. E juntamente com Maria ficou preocupado quando Jesus teria se perdido no templo, isto quando Jesus tinha 12 anos. A última menção feita a José nas Sagradas Escrituras é quando procura por Jesus no Templo de Jerusalém. Os estudiosos das escrituras acreditam que ele já era um velho e morreu antes da Paixão de Cristo. Veneração especial a José começou na Igreja moderna, onde escritos apócrifos passaram a relatar a sua história.

Fonte de pesquisa: http://www.cademeusanto.com.br/sao_jose.htm

Como de costume, a festa do Glorioso São José acontece em nossa cidade no período de 10 a 19 de março. E, tradicionalmente no dia da bandeira, a imagem de São José é acompanhada por todas as escolas de nossa cidade em um percurso que tem início na escola que leva seu nome (Colégio Estadual São José) pelas principais ruas da cidade até a Igreja Matriz, iniciando-se assim um período de 10 dias de orações e eventos culturais elaborados pelas Coordenações pastorais, Escolas e demais fiéis nas noites de novenas.