terça-feira, 23 de novembro de 2010

20 DE NOVEMBRO - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO BRASIL

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594). No CEJA comemoramos nos dias 17, 18 e 19 com várias apresentações, tais como: Vídeo Consciência Negra (por: Marcos Aurélio - LEI), Nelson Mandela o Filme, palestra ministrada pelo professor Lira Dutra, a poesia Deus Negro declamada pela professora Rita de Cássia e uma bela feijoada para relembrarmos a cultura dos negros vivido nas senzalas na época da escravidão.





a poesia "Deus Negro" por Rita de Cássia


























Palestrante o professor Lira Dutra


A história de Zumbi dos Palmares
Guerrilheiro negro brasileiro nascido em um dos mocambos do quilombo de Palmares, o líder mais famoso desse famoso quilombo e cuja vida tornou-se envolta em mitos e discussões. Descendente dos guerreiros imbangalas ou jagas, de Angola, com... poucos dias de vida foi aprisionado pela expedição de Brás da Rocha Cardoso e dado ao padre Antônio Melo em Porto Calvo (1655). Batizando como Francisco cresceu demonstrando uma inteligência privilegiada, e favorecido pela admiração do padre, aos 10 anos já sabia português e latim e aos 12 era coroinha. Aos 15 anos fugiu da casa do padre para voltar a Palmares, onde adotou o nome de Zumbi e passou a trabalhar na liderança dos quilombeiros. Participou da batalha em que a expedição de Jácome Bezerra foi derrotada (1673). Três anos depois, em um combate contra as tropas de Manuel Lopes Galvão, foi ferido com um tiro na perna (1676). Revoltado com a assinatura de um acordo de paz (1678), rompeu com Ganga-Zumba e foi aclamado Grande Chefe pelos revoltosos que não aceitaram o acordo. Atacado pelas tropas lideradas por Domingos Jorge Velho (1694), foi baleado, mas conseguiu fugir espetacularmente. Um ano depois reapareceu e com cerca de 2000 palmarinos voltou a atacar povoados em Pernambuco, especialmente para conseguir armas e munições. No entanto, em um dos ataques, um de seus grupos foi derrotado, e o seu comandante, Antônio Soares foi preso (1695). Após ser torturado pelo bandeirante e mercenário paulista André Furtado de Mendonça, este lhe ofereceu a liberdade em troca da revelação do esconderijo de Zumbi e, em 20 de novembro daquele ano, Soares levou Mendonça até o esconderijo, na Serra Dois Irmãos. Conta-se que ao ver Soares, o grande chefe dos revoltosos foi abraçá-lo, mas foi recebido com uma punhalada no estômago. Os paulistas atacaram e o rebeldes presentes foram mortos. Seu corpo, perfurado por balas e punhaladas, foi levado a Porto Calvo, onde sua cabeça foi decepada e enviada para Recife, que por ordem do governador foi espetada em um poste para exposição pública até sua total decomposição. O dia 20 de novembro tornou-se o Dia da Consciência Negra.


segunda-feira, 22 de novembro de 2010

II Feira Regional de Arte, Ciências e Cultura – 4ª CREDE.

No dia 12 de novembro (sexta-feira), aconteceu em Granja a II Feira Regional de Arte, Ciências e Cultura, organizada pela 4ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação – 4ª CREDE. O evento foi sediado no tradicional Colégio Estadual São José (CESJ) e contou com a presença de professores e alunos das escolas estaduais da região que apresentaram seus melhores projetos. Ao final houve a cerimônia de premiação dos projetos vencedores e a entrega dos computadores do SPAECE a seis alunos do Colégio Estadual São José que conseguiram um bom desempenho na prova de 2009. Confira abaixo o resultado da avaliação dos projetos e algumas fotos do evento. Fonte: http://parazinet.wordpress.com. O CEJA Guilherme Gouveia assim como as demais escolas estaduais participou com 3 stands com os temas: Nossa vida é uma arte - O Caju como fonte alternativa de alimentos e Contando a história do samba. Uma correção, a referida feira aconteceu no Ginásio Arrudinha e não no Colégio Estadual São José (CESJ) como citou o blog http://parazinet.wordpress.com